Depois de tantos anos ouvindo falar sobre este tema, confesso que se não fosse um especialista, eu também não saberia o que é e para que serve!
Nos idos de 1936, um maquiador e cabeleireiro francês, chamado Fernand Aubry, instituiu este nome para o seu conceito.
Conceito?
Sim, o Visagismo não é uma ferramenta ou uma técnica, mas um Conceito baseado essencialmente nos princípios da Comunicação Visual.
Não se trata de um conjunto de regras e normas a ser aplicado sobre os formatos de rostos, assim, simplesmente. Mas um conceito muito mais complexo e completo que leva em consideração, principalmente, a personalidade da pessoa que busca a adequação de sua imagem através de uma Consultoria de Visagismo. Baseado nos traços fisionômicos das pessoas, e no conhecimento da linguagem visual, o Visagista tem a leitura da personalidade contida por trás daquela pessoa. Não só neste detalhe, é claro, pois a personalidade se revela também no comportamento, na forma de andar, sentar-se etc.. É preciso dominar o Conceito para oferecer alternativas assertivas para as necessidades individuais, mas...
Que necessidades são estas?
A Imagem Pessoal fala tudo sobre cada um de nós. A partir da Comunicação Visual causamos um primeiro impacto nos primeiros segundos de uma relação interpessoal e, para reverter este primeiro impacto, será necessário muito tempo, se é que conseguimos tal feito.
Alguns colegas começaram a mudar a forma de colocar este conceito para o público. Não que eu seja contra, mas muitas vezes se floreia demais. Outras tantas começam a fazer uso de palavras acadêmicas e de difícil entendimento. Também não sou contra mas, pense, vivemos num corre corre tremendo nas grandes metrópoles e não temos tempo para parar, prestar atenção e assimilar tais informações. Outros incluíram um rabiscar de rostos de nossas(os) clientes para expor o Conceito ou prestar a Consultoria, mas...
Consultoria?
Sim, a evolução do mercado de beleza força o profissional a prestar Consultoria de beleza às clientes. Agora, quando o assunto é Visagismo, esta Consultoria se faz indispensável. Isto porque somente através de uma conversa, as necessidades que mencionei acima poderão ser reveladas e transformadas em imagens pessoais que gerem os resultados que nossas(os) clientes almejam alcançar.
Muito se fala em Marketing Pessoal!
Então vamos lá: Marketing Pessoal não é o que você pensa de si ao se ver no espelho! Marketing Pessoal é o que os outros pensam de você ao lhe verem! Simples assim!
Uma Imagem de Credibilidade e Dinamismo é o que se espera de determinadas(os) profissionais. E você tem esta imagem?
Pense.....
Tony Borba